segunda-feira, 27 de julho de 2015

Quais as etapas da venda de um projeto?


Frequentemente algumas pessoas me procuram pelas redes sociais me fazendo perguntas relacionadas a venda de um projeto de design, muitos designers não tem muita noção das etapas e não sabem muito bem como proceder pois estão iniciando suas carreiras ou ainda não venderam nenhum projeto.
Muitos me perguntam sobre quando devem fazer o orçamentoquando devem recebero que devem enviar para o cliente etc.
Com esse artigo então pretendo sanar essas dúvidas e explicar um pouco decomo funciona esse processo de venda de um projeto de design.
Des1gn ON - Quais as etapas da venda de um projeto
Imagem de Solis Images

Antes de prosseguir eu gostaria de deixar claro que essas etapas são baseadas na minha própria experiência profissional na venda dos meus serviços, esses passos podem sofrer pequenas mudanças dependendo do tipo de projeto e também dependendo de cada profissional.
Vamos em frente saber um pouco mais sobre esse processo de venda desde o contato com o cliente até a finalização e entrega do projeto:

Contato

A primeira etapa, é claro, é o contato com o cliente, é nessa hora que o cliente entra em contato com você para solicitar seus serviços como designer ou o simplesmente orçamento para um projeto.
Aqui o cliente normalmente faz uma explanação geral do negócio que possui e do tipo de serviço que necessita (ou quer). Também é quando o cliente, normalmente, solicita ver o seu portfólio caso ele não tenha lhe conhecido através dele.
Frequentemente pode acontecer de o cliente já querer que você lhe diga o valor do serviço, fuja da tentação de dar o preço para ele ali de “bate pronto”.
Deixe para informar o preço somente quando você tiver todos os dados necessários para a execução do projeto e quando calcular o tempo necessário para executá-lo de acordo com o método que você utiliza para precificar o seu trabalho.
Do contrário você pode passar um valor “genérico” e quando receber o briefing detalhado pode perceber que o projeto custará mais caro e consequentemente terá que informar isso para o cliente que pode não receber de uma maneira muito boa.

Orçamento

Após fazer esse primeiro contato com o cliente então você segue para a etapa de desenvolvimento do orçamento, que será quando você irá calcular o valor necessário para a execução do projeto.
Essa etapa poderia render muitos outros artigos afinal de contas definir quanto cobrar por um projeto de design é uma das maiores dúvidas dos designers em início de carreira.
Mas nessas dicas eu gostaria de focar na importância de se entregar o orçamento de forma mais profissional, não simplesmente informando o valor para o cliente via inbox do Facebook mas de alguma maneira mais formal como um arquivo em Word ou PDF, na pior das hipóteses mande por e-mail.

Contrato

Se sua proposta de orçamento for aceita pelo cliente o próximo passo então é assinar o contrato de prestação de serviço.
Essa é uma etapa muito importante, embora ainda existam muitos designers que negligenciam essa etapa e preferem fazer tudo de maneira informal e na “camaradagem“.
É aqui que são definidos todos os detalhes sobre a execução do projeto como prazos, materiais que deverão ser entregues, regras para alterações e tudo o mais que possa ser conveniente tanto para resguardar você quanto o seu cliente.

Pagamento 1

Após a assinatura do contrato o cliente então deve fazer o primeiro pagamento relativo ao valor total do projeto, essa é outra etapa muito importante afinal de contas pode acontecer de o cliente contratar os seus serviços e por um motivo ou outro acabar desistindo do projeto.
Recebendo o valor de “sinal” do projeto você se mantém protegido de qualquer prejuízo decorrente de desistência por parte do cliente após você ter iniciado o projeto.
Esse pagamento, na maioria das vezes, é feito via transferência bancária enormalmente é de 30% mas é importante que se diga que esse valor não é uma regra, ele pode variar de acordo com cada projeto ou os recursos de cada cliente.

Criação da proposta

Agora é colocar a “mão na massa” e começar a esboçar as primeiras ideias para o projeto e preparar-se para apresenta-las para o cliente.
Normalmente eu apresento apenas sketchs feitas à mão apenas para representar as ideias que estou tendo para o projeto mas isso também pode variar de acordo com cada profissional.
Seu cliente por exemplo pode preferir ver uma proposta em um estágio um pouco mais avançado e finalizado no computador, essa escolha vai depender do seu próprio trabalho e do que for acordado com o cliente.

Revisões

Geralmente após a apresentação da primeira proposta o cliente irá fazer seus comentários e dar o seu feedback sobre a sua proposta e normalmente irá solicitar alterações baseadas em suas impressões.
As revisões no projeto, embora sejam algo que deixam muitos designers irritados, são extremamente comuns e normais e o mais importante é sempre fazer com que elas se desenvolvam de forma organizada e principalmente que isso fique claro para o cliente.
Isso irá evitar que sejam feitas revisões de forma descontrolada e principalmente que você trabalhe mais do que o combinado e fazendo com que, no final de tudo,o projeto saia mais caro do que o previsto no início.
Eu particularmente sempre estabeleço um número máximo de revisões após a apresentação da primeira proposta (normalmente duas) e havendo a necessidade de serem realizadas mais revisões eu faço uma cobrança adicional no valor final do projeto referente ao tempo que será investido nos novos ajustes.

Aprovação e pagamento 2

Depois de apresentada a proposta final para o cliente com todos os ajustes solicitados então chega o momento em que ele dá a sua aprovação para a ideia que irá reger o projeto.
O momento da aprovação é quando, normalmente, o cliente efetua mais uma parcela de pagamento, geralmente é a metade do valor que ficou pendente.
Esse valor servirá para pagar as horas de trabalho que serão investidas na finalização e acabamento do projeto, etapa em que você irá desenvolver adigitalização do projetocriação de mockupscriação de protótipos e tudo o mais que seja necessário para a finalização do projeto.
Alguns designers preferem receber apenas todo o valor restante no fim do projeto, isso também é normal e pode acontecer, o importante é que isso esteja registrado no contrato para que você também se proteja legalmente.

Entrega e pagamento final

Finalizando então todo o projeto chega a etapa de entrega do mesmo, é quando você irá preparar todo o material para entregar ao cliente, seja um site, uma marca, um projeto de diagramação, uma embalagem etc.
É nessa etapa em que você irá entregar ao cliente todos os arquivos “abertos” e todo o material necessário para a correta aplicação do projeto, seja ele virtual ou físico.
É extremamente comum que todo esse material seja entregue somente após o pagamento da última parcela do valor do projeto, mais uma vez isso irá lhe ajudar a não sofrer nenhum prejuízo financeiro.
Depois de receber o restante do pagamento e entregar todo o material do projeto você então terá concluído todas as etapas e finalizado mais um projeto, pronto! Agora é partir para o próximo.

Concluindo

Mais uma vez eu quero deixar claro que todas essas etapas podem sofrer variações de acordo com cada profissionalcada tipo de projetocada cliente e assim por diante.
Porém eu espero que esse artigo que fiz baseado nas características gerais da venda dos meus projetos possa servir como uma referência para você e seu trabalho.
Mas se por acaso você ainda ficou com alguma dúvida referente a esse assunto ou tem alguma etapa na venda do seu projeto que não foi mencionada aqui,compartilhe a sua dúvida ou o seu comentário aí embaixo que eu terei o maior prazer em responder.
Espero que vocês tenham gostado do artigo de hoje e se você gostou não deixa de curtir esse post e de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais.
E caso queira conhecer um pouco mais do meu trabalho, você pode fazer isso me acompanhando através do meu portfólio no Behance e do meu perfil no Instagram.
Também queria aproveitar para convidar vocês para conhecerem o meu blog pessoal, o Design Zero Um onde hoje escrevi sobre bloqueio criativo, aproveita e dá uma conferida nesse artigo clicando AQUI.
Fonte: http://www.des1gnon.com/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário